"Toute la sagesse de notre vie consiste à bien penser et à acquérir des connaissances." Alexander Pope - Maximes et réflexions morales - 1739.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

POISSON D'AVRIL


Dia um de Abril é o dia das mentiras, dia de pregar partidas. Em França tem o nome de “Poisson d’avril” (peixe de Abril). Tudo começou quando o rei francês, Carlos IX, após a implantação do calendário gregoriano, instituiu o dia um de Janeiro como início do ano. Naquela época, as notícias demoravam muito a chegar às pessoas, facto que dificultou a adopção da mudança da data por todos. Antes da mudança, a festa de Ano Novo era comemorada durante uma semana, do dia 25 de Março até ao dia um de Abril. Algumas pessoas, as mais tradicionais e menos flexíveis, não gostaram da mudança e continuaram a fazer a tal comemoração na data antiga. Isso tornou-se motivo de chacota por parte das pessoas que adoptaram a nova data. Começaram a pregar partidas aos radicais, enviando-lhes presentes estranhos ou convites para festas que não existiam. Também era hábito pregar partidas aos pescadores, já que era época da desova e estava interdita a pesca. Deitavam-se arenques aos rios e gritava-se “poisson d’avril”. Hoje, nas escolas francesas, os alunos penduram discretamente peixes de papel nas costas dos colegas e dos professores.

Assim, na nossa escola, aproveitamos para assinalar a data com esta brincadeira. Muitos professores e alunos foram apanhados pelo Poisson d'Avril. Foi divertido e ninguém levou a mal.

Também esteve a decorrer um concurso. Os resultados serão divulgados a seu tempo.